banner
Clique aqui e assine edificar

Veja como deixar as cortinas limpas para o fim de ano Divulgação/Assessoria

Veja como deixar as cortinas limpas para o fim de ano

Lavar esses itens em empresa especializada evita o risco de passar o Natal sem cortina

Postado em por edificar

Notícias

Preparar a casa para as festas de fim de ano sempre requer certa antecedência. E, para quem tem  cortinas em casa, uma das primeiras tarefas a serem feitas visando às confraternizações do período é deixar estes itens de decoração limpos. O primeiro passo a ser dado neste sentido é observar as condições em que as peças estão expostas em casa.

A luz do sol, por exemplo, pode causar descoloração e enfraquecimento do tecido, como explica a especialista da rede Lavasecco, Andrea Lira. “Quando as cortinas são deixadas durante longos períodos expostas à luz, acabam sofrendo clareamento, ou alteração de cor nessas partes de maior exposição. Neste caso, se a lavagem não for especializada, as fibras do tecido podem fragmentar-se após o processo de limpeza”, alertou.

As fibras naturais, como sedas, algodão, linho, são mais sensíveis e o tratamento recomendado é a limpeza a seco, com produto químico e menor atrito da ação mecânica. Já as cortinas de materiais sintéticos (poliéster), são mais resistentes à luz e ao atrito, permitindo a lavagem com água e à máquina.

A umidade da chuva, condensação da janela e infiltrações também podem danificar a cortina, resultando em manchas arredondadas. Outro problema é o encolhimento do tecido.  Os padrões de aceitação da indústria são de 2% a 4% de encolhimento em tecidos de decoração, ou seja, uma diferença visível para uma cortina de teto que vai até o chão.

“Tecidos com espaços largos entre as tramas, e aqueles feitos de viscose e acetato são mais suscetíveis ao encolhimento, já os forros podem não encolher na mesma proporção”, ressalta Andrea.

Para não correr o risco de passar o Natal sem cortina, ou com uma peça manchada e encolhida, a indicação é deixar a lavagem desses itens aos cuidados de uma lavanderia especializada, em que cada peça seja analisada para receber o tratamento correto, de acordo com o tecido, aspecto e condições das cortinas.

Sobre a Lavasecco

Com 23 lojas pelo país, a Lavasecco Franchising foi fundada em abril de 2005 por empresários que atuavam no setor e pesquisaram novas técnicas internacionais para aprimorar o serviço. A marca se destaca no segmento de lavanderias domésticas pela tecnologia italiana de ponta das melhores máquinas mundiais e alta qualidade no atendimento ao cliente. Todo o conceito, layout e maquinário da empresa foram desenvolvidos para garantir excelência na limpeza e conservação de peças de vestuário, cama, mesa e banho. A Lavasecco oferece ainda serviço de delivery gratuito e oficina de costura.

Da Redação com Assessoria