banner
Clique aqui e assine edificar

Unipê NAF prestará serviços gratuitos de orientação tributária Foto: Divulgação/Assessoria

Unipê NAF prestará serviços gratuitos de orientação tributária

Projeto de contabilidade é inédito em João Pessoa

Postado em por edificar

Notícias

A população de João Pessoa contará com assistência contábil e fiscal gratuita a partir de 2017. É que o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê implantará um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF já no próximo período. Configurando-se como o primeiro da capital, o NAF do Unipê será uma parceria com a Receita Federal do Brasil – RFB e prestará serviços de orientação tributária aos contribuintes, microempresários e microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

A parceria entre o Unipê e a RFB será celebrada com a assinatura do projeto na próxima sexta-feira (16), às 15h, na Reitoria da Instituição, e contará com a presença da reitora Ana Flávia da Fonseca, do delegado da RFB em João Pessoa, Marialvo Laureano dos Santos Filho, e do delegado adjunto da RFB, Hamilton Sobral Guedes. O NAF será um projeto de extensão vinculado ao curso de Ciências Contábeis da Instituição para prestar serviços de orientação tributária relativa à RFB, conforme explanou a coordenadora da graduação, profa. Jane Kelly Ramalho.

As orientações podem ser das mais simples, como auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF e auxílio à inscrição e informações cadastrais do CNPJ e do CEI, até as mais complexas, como o auxílio à elaboração de pedido de isenção do IRPF para pessoas com moléstias graves, pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por pessoas com deficiências e esclarecimentos sobre o e-Social.

Para prestar esses serviços, os alunos e professores envolvidos no projeto passarão por um treinamento técnico com profissionais da RFB para que os estudantes, orientados pelo professor, possam disseminar as informações tributária e fiscal. “O acesso à informação tributária hoje é muito importante para a sociedade como um todo”, disse Jane Kelly, que frisou que o espaço não substituirá um escritório de contabilidade nem funcionará como um posto da RFB.

A coordenadora considerou que a prática ajudará na capacitação dos alunos quanto às reais necessidades da sociedade. “Como esse é o primeiro NAF a ser implantado em João Pessoa, nós acreditamos que o legado que a Instituição deixa para a sociedade é que nós não nos preocupamos somente em oferecer o curso e reter a informação, mas fazer com que essa informação seja divulgada”, completou. “Isso mostra que estamos preocupados não só em formar alunos. Estamos preocupados em formá-los, em qual o legado vamos deixar para a sociedade, o que a população precisa e o que nós podemos ajudar nisso”, acrescentou.

O NAF em João Pessoa

O NAF será totalmente implantado pelo Unipê e ficará localizado no Centro da capital para facilitar a procura da população pelos serviços. O espaço do NAF seguirá orientações da RFB, com espaço de espera para a população e computadores onde serão explanadas as devidas orientações por parte dos estudantes e professor orientador. A implantação e o gerenciamento do NAF terão contribuição do UBTech Office, um conjunto de três escritórios onde estudantes do Unipê fazem estágios nas áreas de Negócios e Tecnologia.

De acordo com o coordenador do UBTech Office, prof. Gerson Castro, essa contribuição vem no sentido de dar apoio operacional e na definição do projeto, no levantamento e na criação da infraestrutura física necessária para o desenvolvimento das atividades. “O NAF, como qualquer projeto de extensão, vai ter um coordenador, e esse coordenador vai fazer um acompanhamento das atividades diárias de atendimento que os estagiários vão realizar para a comunidade”, comentou.

“Nossos alunos vão ganhar muito em experiência, porque vão poder vivenciar tecnicamente aquilo que eles estão aprendendo na sala de aula lidando com atendimento ao cidadão. Eles vão ganhar também o seu ponto de vista exercendo essa atividade como um estágio”, analisou.

O Núcleo deverá funcionar para atendimento de segunda a quinta-feira, nos dois períodos do dia. “As sextas-feiras serão dias de análise, de reflexão e planejamento da semana para a semana seguinte”, disse Castro. Cerca de 10 pessoas, entre estudantes e professor coordenador do projeto, deverão trabalhar no novo serviço. A inauguração do NAF em João Pessoa ocorrerá no dia 13 de fevereiro.


Fonte: Ascom Unipê