banner
Clique aqui e assine edificar

Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Iesp discutirá espaços urbanos Imagem: Divulgação

Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Iesp discutirá espaços urbanos

"Pense fora da casa" é o título do evento. Inscrições estão abertas.

Postado em por edificar

Eventos

O Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp) promoverá mais uma edição de sua Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo. A SAAU’17 é um evento organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e será realizado entre os dias 03 e 07 de abril. O tema está voltado à experiência da cidade: “pense fora da casa” é o título que define o evento. O objetivo principal será proporcionar aos participantes a experiência de discutir a cidade em seus mais diversos aspectos, sejam eles sociais, culturais, políticos e/ou econômicos. As inscrições estão abertas no site https://saau17.com/.

De maneira geral, a programação contará com palestrantes que debaterão a questão da democratização das cidades. Serão abordados assuntos que vão desde os instrumentos de gestão urbana, a exemplo do Plano Diretor Estratégico, até a questão de gênero no espaço urbano contemporâneo, como o lugar da mulher na cidade. Para ambos os momentos, já estão confirmadas as participações do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), e da estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília, Julia Mazzutti, representante do Coletivo Arquitetas Invisíveis.

Outra participação de destaque será a do arquiteto e urbanista espanhol Pablo G. Mena, membro do coletivo Boamistura, grupo multidisciplinar de arquitetos e designers gráficos com raízes no graffiti. Sua contribuição na SAAU’17 será no intuito de movimentar o debate acerca da importância da arte urbana para a ativação dos espaços públicos, especialmente os degradados. A vinda desse arquiteto espanhol é uma parceria com o curso de pós-graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros do IESP, que promoverá durante a SAAU’17 o Workshop Internacional DAEE 2017. Os interessados nessa programação paralela poderão acessar o site http://www.daee.con.br para mais detalhes.

A novidade deste ano para a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP é que as atividades principais acontecerão em ambientes fora da faculdade. Como o maior objetivo do evento é “pensar fora da casa”, nada mais certo que levar as palestras para outros lugares da cidade. O auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, o Teatro de Arena do Espaço Cultural, em Tambauzinho, e o Teatro Santa Roza, no Centro Histórico da capital, serão alguns dos cenários do maior evento acadêmico de arquitetura e urbanismo do IESP.

Fonte: SAAU'17