banner
Clique aqui e assine edificar

Profissionais e estudantes de arquitetura e design fazem intervenção urbana na Praça Rio Branco Pedro Rossi

Profissionais e estudantes de arquitetura e design fazem intervenção urbana na Praça Rio Branco

Ação foi uma das atividades do workshop internacional de férias realizado pela pós-graduação em Profissionais e estudantes de Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros - DAEE/IESP.

Postado em por edificar

Notícias

A Praça Rio Branco, localizada no Centro de João Pessoa, ganhou cores e ‘alinhavos’ diferentes no último sábado (24). Estudantes e profissionais de arquitetura e design realizaram uma intervenção urbana no local como parte das atividades desenvolvidas no workshop internacional de férias da Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (DAEE/IESP).

Os encontros aconteceram entre os dias 16 e 24 de janeiro com participantes de João Pessoa, Campina Grande, Recife, Olinda, Natal e Fortaleza. Orientados pelos professores Susana Piquer, de Barcelona, e André Moraes, do coletivo VAASTU, de Recife, o grupo transformou em tramas e cores a Praça Rio Branco, no Centro Histórico da terceira cidade mais antiga do Brasil.

A intervenção urbana, criada a partir dos conceitos das instalações efêmeras, envolve o sentimento de pertencimento de uma tradicional barraquinha de lanches à urbanidade onde ela se insere. Os barbantes coloridos são as teias que entrelaçam as trocas entre as pessoas e o seu meio ambiente, amarrando o que há de mais legítimo e tradicional no espaço público e no famoso quiosque do seu Zito.

A instalação permanecerá na Praça Rio Branco por algumas semanas. Os interessados em conhecer o resultado podem aproveitar para comer um delicioso pastel acompanhado de um caldo de cana bem gelado na lanchonete de Zito, um dos espaços contemplados com a intervenção.

Fonte: Da Redação com Assessoria