banner
Clique aqui e assine edificar

Produtos para o carnaval são opção lucrativa para pequenos negócios, segundo Sebrae Paraíba Assessoria de imprensa

Produtos para o carnaval são opção lucrativa para pequenos negócios, segundo Sebrae Paraíba

Período festivo é bom para quem quer diversificar o próprio negócio

Postado em por marina

Notícias

“Ao som dos clarins de momo, o povo aclama com todo ardor...”. O carnaval, uma das épocas mais animadas do ano, já está quase à porta. Com isso, o comércio se aquece e os donos de pequenos negócios veem uma oportunidade para empreender e lucrar com o período. Entretanto, não basta apenas querer: é preciso ter um bom plano de ação com estratégias de vendas e marketing para aumentar significativamente o faturamento no período que antecede as festividades.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, o período carnavalesco movimenta bastante os negócios e vários segmentos são contemplados para oferecer produtos e serviços a um público pronto para consumir. “Há oportunidades para artistas, cantores independentes, produtores e gestores culturais; produtores e fornecedores de fantasias, abadás, adereços, enfeites, máscaras e complementos; maquiador; comércio e serviços de bebidas e alimentos; serviços de transportes; hotelaria e hospedagem informal; barraqueiro e marmiteiro; e customizador de roupas e costureira. Também entram a indústria e o comércio de insumos e componentes para a fabricação de fantasias, a montagem de palcos e estruturas e os serviços de comunicação”, enumerou.

Entre as dicas para lucrar nesse período, de acordo com a analista, estão saber definir o preço do produto, ter controle de estoque para não faltar produto ao consumidor e, ao mesmo tempo, não sobrar produtos no caixa da empresa. “Além disso, é essencial utilizar a criatividade e a inovação para que os produtos chamem a atenção de seus clientes. Outra recomendação é o uso de ferramentas digitais, que podem aproximar o público e fazer chegar conteúdo numa questão de segundos. É preciso criar um bom perfil empresarial que consiga atingir o público desejado. Uma página que não agrega conteúdo relevante é rapidamente esquecida pelos clientes”, salientou.

Uma empreendedora que está aproveitando o carnaval para garantir um faturamento maior no período é Natalia Gadelha, dona da Miss Nat Acessórios. Inovadora, a empresária decidiu produzir coleção específica para as clientes que vão curtir os festejos carnavalescos, com foco em tiaras e headbands. Já na terceira coleção, intitulada País Tropical, ela conta que também faz acessórios personalizados, de acordo com o desejo dos clientes.

“O que se usa na cabeça vai definir o personagem da fantasia. Às vezes, a pessoa está apenas com jeans e camisa branca, mas o acessório já dá o tom do carnaval. Por isso, focamos em peças de carnaval nos meses de fevereiro e março. Começamos a investir e percebemos que a procura é muito grande, tanto para as prévias quanto para blocos em outras cidades. Vale a pena investir nesses acessórios. Para quem produz, a saída e procura nesse período é tão grande quanto em épocas como São João e Natal. A diferença é que o foco é em peças com pena, paetê e flores ou temáticas, como sereia e melindrosa. Para o público de forma geral, vale a pena comprar essas peças porque com um adereço consegue montar toda a produção sem precisar investir em muitas coisas para ter bom resultado”, frisou.

Fonte: Sebrae