banner
Clique aqui e assine edificar

Posse dos novos dirigentes do Sebrae Nacional ocorreu hoje Assessoria de Imprensa

Posse dos novos dirigentes do Sebrae Nacional ocorreu hoje

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional, José Roberto Tadros enaltece o protagonismo dos Micro e Pequenos Empresários e o apoio do SEBRAE para o desenvolvimento do país

Postado em por edificar

Notícias

O novo presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Roberto Tadros, ressaltou a importância dos donos de pequenos negócios para o crescimento da economia do país. “São essas pessoas que transformaram o Brasil na sexta economia do mundo, por isso quero homenagear aqueles que fizeram o país crescer. Nós não aceitamos mais a afirmação de que o Brasil é um país do futuro. Queremos agora que seja do presente”, destacou. Tadros, que também preside a Confederação Nacional do Comércio-CNC, nasceu em Manaus, é formado em direito pela Universidade do Amazonas e atua como empresário do setor terciário desse 1974. Autor e coautor de vários livros, é membro da Academia Amazonense de Letras e da Academia de Ciências, Artes e Letras do Amazonas .
 
O ex-ministro e ex-deputado federal João Henrique de Almeida Sousa foi empossado como novo presidente do Sebrae, substituindo Guilherme Afif Domingos, que deixou o cargo depois de dois anos. Em seu discurso, João Henrique afirmou que pretende continuar a fortalecer a instituição para manter a política de apoio aos empresários de pequenos negócios, além de linhas de crédito para o segmento. “Este é um grande desafio na minha vida”, afirmou, ressaltando que está assumindo um posto em um momento de mudanças no país. “O tempo é sempre um momento de renovação e isso gera esperança e cria expectativas na população”, observou o presidente do Sebrae.  
 
O novo presidente da instituição disse que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e trabalhar por mais crédito para os pequenos negócios. “São eles que, com o Sebrae, fazem o Brasil um país maior”, observou. Afif Domingos, presente ao evento, afirmou que, mesmo fora da instituição, pretende continuar dando apoio aos empreendedores brasileiros. “É a bandeira da minha vida”, disse o ex-presidente, que lembrou a importância do Legislativo durante seu mandato, quando conseguiu aprovar no Congresso vários projetos para as MPE, por meio de diálogo com deputados e senadores.     
 
João Henrique lembrou, ainda, que hoje o Sebrae tem em sua diretoria, três ex-ministros. Além dele, que já esteve à frente da pasta dos Transportes, tomaram posse Vinicius Nobre Lages, como diretor-técnico e Carlos do Carmo Andrade Melles, também eleito, tomará posse na função de diretor de Administração e Finanças, após o final do seu mandato de deputado federal. Ambos tiveram passagem pelo Ministério do Turismo em ocasiões diferentes.
 
A Nova diretoria
 
João Henrique de Almeida Sousa foi presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), exerceu o mandato de deputado federal por três legislaturas (1991 a 2003) e assumiu como secretário estadual de várias pastas no governo do Piauí e da prefeitura de Teresina. Advogado, João Henrique ainda foi Ministro dos Transportes em 2002, período em que ficou afastado da Câmara dos Deputados. O novo presidente do Sebrae, de 68 anos, é natural da capital piauiense, também atuou no Banco do Estado do Piauí, além de ter integrado o conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ter feito parte da direção do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários e presidido a Empresa de Correios.   
 
O novo diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, Carlos Melles, de 71 anos, é engenheiro agrônomo e deputado federal, eleito por Minas Gerais. Melles exerceu diversos cargos públicos no seu estado e é ligado ao setor da cafeicultura, sendo que na Câmara dos Deputados, onde está desde 1995, atuou na defesa de vários projetos voltados para os pequenos negócios. Ele presidiu a Comissão Especial da Microempresa, que aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Natural de São Sebastião do Paraíso (MG), Melles foi ainda secretário de Transportes e Obras Públicas do governo de Minas Gerais, além de ter sido ministro do Esporte e Turismo em 2000. Melles só assumirá o novo cargo a partir de fevereiro, quando termina seu mandato parlamentar. 
 
Vinicius Lages, deixa a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae Nacional e assume a Diretoria Técnica da instituição. Engenheiro agrônomo com mestrado em gestão ambiental e doutorado em socioeconomia, ele também foi ministro do Turismo. Natural de Maceió, Vinicius tem 61 anos e já exerceu diversos cargos no Sebrae Nacional, desde 2007. No Legislativo, ocupou o cargo de chefe de gabinete da presidência do Senado Federal, entre 2014 e 2015. Também atuou como professor-adjunto da Universidade Federal de Alagoas.