banner
Clique aqui e assine edificar

Nordeste tem o maior crescimento nas vendas de material de construção, no primeiro trimestre Arquivo EDIFICAR - Sônia Belizário

Nordeste tem o maior crescimento nas vendas de material de construção, no primeiro trimestre

Postado em por edificar

Indicadores

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta segunda-feira os dados regionais de vendas de materiais de construções da indústria ao varejo no primeiro trimestre de 2018. Trimestralmente a associação divulgará esse estudo, conferindo à imprensa que cobre o setor ter mais dados para embasarem as suas análises.

No primeiro quarto de 2018, as vendas ao varejo foram responsáveis por garantir o crescimento das indústrias de materiais de construção. No acumulado dos 3 meses, o resultado foi um crescimento de 4% nas vendas, que ajudou na expansão geral de faturamento do setor no mesmo período, que atingiu 2,1% segundo o Índice da ABRAMAT.

Analisando o primeiro trimestre do ano (Janeiro, Fevereiro e Março), temos a indústria de materiais de construção vendendo R$21,3 bi ao varejo. Abaixo seguem os dados do trimestre, região a região.

Região Norte - A região Norte obteve no ano um crescimento de 4,2% nas vendas da indústria ao varejo. No primeiro trimestre, tais vendas geraram um volume de 1,87 bilhões de reais. Como destaque positivo temos o estado do Amazonas com aumento de 7,1% no fechamento do trimestre, comparado aos 3 primeiros meses do ano anterior.

Região Nordeste -A região Nordeste fechou o primeiro trimestre de 2018 com 6,8% de aumento nas vendas da indústria de materiais de construção ao varejo. Foram movimentados 4,59 bilhões de reais no trimestre inicial do ano. Destaque positivo fica com o Ceará com crescimento de 7,2% no acumulado dos primeiros 3 meses de 2018 em relação a 2017.

Região Sudeste - A região Sudeste apresentou desempenho positivo de 3,9% em 2018. No primeiro trimestre do ano, foram 9,28 bilhões de reais em vendas da indústria de materiais de construção ao varejo. Destaque positivo fica com São Paulo, que contou com 4,2% de aumento no ano em relação ao mesmo período em 2017.

Região Sul -Em 2018, na região Sul, a venda da indústria de materiais de construção ao varejo foi 4,0 % maior, no primeiro trimestre, do que em 2017. No período foram 3,7 bilhões de reais em vendas na região. O destaque fica com o estado de Santa Catarina, com crescimento de 4,3% no acumulado do ano até aqui.

Região Centro Oeste - No primeiro trimestre de 2018, as vendas da indústria de materiais de construção ao varejo cresceram 3,6% na região centro oeste, se compararmos ao mesmo período no ano passado. Nesse ínterim foram 2,25 bilhões de reais em vendas e o estado com maior destaque foi o Distrito Federal, com desempenho 4 pontos percentuais acima do registrado no primeiro trimestre de 2017