banner
Clique aqui e assine edificar

Minha obra Imagem: Divulgação

Minha obra

Hospital Dia Santa Maria

Postado em por edificar

Notícias

Por Juliana Mayer - engenheira civil e empresária

Num terreno de 38,5x60m, perfazendo uma área de 2.310m2, está sendo edificado o Hospital Dia Santa Maria. Será uma área construída de 800m², com estrutura calculada para receber mais um pavimento e dobrar a área privativa.

O hospital focará em procedimentos rápidos, como videolaparoscopia, operando pacientes pela manhã e dando alta a noite ou no dia seguinte. Isso faz com que o paciente tenha melhor recuperação e retorno às atividades rapidamente. Atenderá, ainda, as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, endoscopia digestiva, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia.

O projeto arquitetônico foi contratado em janeiro/2017 e sofreu modificações para que atendesse às expectativas dos clientes de maneira racional e eficaz. Em seguida, foram contratados os demais projetos de engenharia. No início, não tínhamos sondagem do terreno e o projeto estrutural foi desenvolvido baseado nas características do solo local. Porém, quando o estrutural já estava pronto, recebemos o resultado da sondagem e o terreno firme permitiu uma redução considerável das sapatas, gerando economia de 24% em concreto e aço.

A obra foi iniciada em novembro/17 e o prazo previsto para execução é de um ano. O planejamento foi elaborado junto com os projetos, permitindo alterações e mudanças significativas nos pacotes de serviços, garantindo a entrega no prazo acordado. Atualmente se encontra na fase de estrutura.

Tomando partido do desnível do terreno (cerca de 1,8m), optou-se por iniciar a obra pela execução de dois reservatórios enterrados com capacidade de 50 mil litros de água cada um, postergando a compra de aterro para nivelar o terreno. Um desses reservatórios foi executado para captação de água da chuva, visto que no Cariri não chove com frequência e toda água pluvial será armazenada para posterior uso.

Aliás, o Hospital Dia se preocupa com sustentabilidade, reutilizando a água das condensadoras dos aparelhos de ar condicionado para uso no jardim e na limpeza da área externa (necrotério, resíduos, gases e estacionamento).

Será o primeiro hospital privado do Cariri Ocidental, abrangendo cerca de 18 municípios paraibanos (população média de 130.000 habitantes) e 10 municípios pernambucanos (população média de 80.000 habitantes). Serão quatro leitos, três salas de ambulatório, um centro cirúrgico com sala de recuperação anestésica, sala de endoscopia ampla com carro de anestesia, sala de medicações, sala de raio X, vestuários, copa, cozinha, lavanderia hospitalar, CME, laboratório, dentre outros ambientes.

O projeto é da arquiteta Vannessa Marinho, projeto estrutural de Carlos Rolim, projetos complementares da Pex Engenharia e sistema de combate a incêndio de MRM Projetos.