banner
Clique aqui e assine edificar

Minha obra Foto: Naná Garcez

Minha obra

Casarão dos Azulejos: Retrofit renova imóvel histórico

Postado em por edificar

Notícias

Em apenas seis meses, a Construtora Daterra realizou a recuperação do Casarão dos Azulejos, construído em meados do Século XIX, situado no Centro Histórico e tombado em 1980, como patrimônio arquitetônico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). O imóvel de dois pavimentos abrigou a residência do comendador do Império, Antônio dos Santos Coelho e estava bastante deteriorado.


O projeto de recuperação foi elaborado pelos arquitetos e urbanistas Gabriela Pontes Monteiro (coordenadora de Arquitetura e Ecologia) e Danilo Bezerra de Oliveira (coordenador adjunto da Comissão do Centro Histórico de João Pessoa), da equipe técnica do IPHAEP. Foi necessária a troca de toda hidráulica e elétrica, inclusive do quadro de energia, reparação do telhado, dos forros, pintura interna e externa (portas, paredes, grades de ferro e fachada). A parte mais trabalhosa foi a de marcenaria, pois o prédio tinha goteiras e infiltrações, que estragaram partes do forro, no conserto foram usadas madeiras como ipê e maçaranduba. Todas as partes em madeira foram envernizadas.


Foram mantidas as partes da parede e do teto que revelam como eram os sistemas construtivos e os materiais usados. No banheiro, a reforma foi total. No quintal, houve a limpeza do jardim com a retirada da hera vinda de um imóvel vizinho, que invadiu as paredes externas. No piso foram mantidos os ladrilhos hidráulicos antigos, no andar térreo e no pavimento superior preservou-se o assoalho de madeira envernizada.


A construtora iniciou os serviços de restauração no dia 3 de julho passado, em decorrência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o Ministério Público do Meio Ambiente do Estado da Paraíba e a Construtora Daterra, com valor de R$ 156,4 mil. A execução da obra ficou com a responsabilidade técnica do engenheiro Hermano Guerra, do quadro da empresa.

O casarão está na Rua Conselheiro Henrique, esquina com a Praça Dom Adauto. Sua fachada é revestida de azulejos oriundos da fábrica Deveza, na cidade do Porto, em Portugal, o que o torna mais belo e o destaca entre os demais imóveis do local. De paredes grossas, tem portas internas e externas com mais de três metros de altura. Acima estão passagem de luz e de ar que mostram o aproveitamento tanto da iluminação quanto da ventilação naturais.