banner
Clique aqui e assine edificar

Minha Obra Foto: Bárbara Wanderley

Minha Obra

Nova sede da Brasglass

Postado em por edificar

Notícias

Érika e Erich Figueiredo – Engenheiros civis


A nova sede da Brasglass será localizada no município de Cabedelo, próxima a BR-230. A obra não apresenta grandes desafios por se tratar de um galpão. “É uma construção muito simples, porque é padronizado. Todos os galpões são iguais, só mudam os tamanhos, mas a estrutura é basicamente a mesma, podendo ser pré-moldada ou estrutura metálica. É um vão muito grande que o concreto armado não vence, então se opta por fazer pré-moldado que é a solução mais econômica”, explicou a engenheira civil responsável pela obra, Érika Figueiredo.


Ela destacou, entretanto, que a estrutura pré-moldada da Brasglass foi executada por outra empresa. “A montagem é simples e tem empresas que trabalham só com isso. Para a fundação há esses blocos ocos, de um metro, nos quais se encaixam os pilares dentro”, disse a engenheira, que executou principalmente o fechamento da estrutura, com alvenaria de concreto.


O layout é o mesmo para todos os galpões do gênero, conforme explicou Erika. Banheiros, escritório e um grande vão onde pode funcionar uma fábrica ou depósito, dependendo do estabelecimento.


A coberta foi feita com telhas de aço pintadas de branco, com pintura eletrostática de fábrica, e mais algumas telhas transparentes de policarbonato para maior aproveitamento da luz natural e consequente economia de energia elétrica. O piso é de concreto usinado com malha de ferro e tem 10 cm de espessura, para suportar maquinário pesado que pode vir a ser instalado no local. Na parte do escritório o teto é de gesso e o piso de porcelanato.


O pavimento externo do prédio (calçada e estacionamento) foi feito com blocos intertravados de 8 cm de espessura, específicos para suportar o tráfego de veículos pesados, já que por ali deverão transitar e estacionar caminhões para carga e descarga de material.


A fachada da edificação mistura porcelanato, ACM e vidro. “Provavelmente as portas e degraus da escadaria de aço também serão de vidro, já que é com isso que a empresa trabalha. Na verdade, nossa parte na obra já está pronta, essas especificações ficam por conta deles”, comentou Erika.


“Antes de iniciar a obra recebemos um projeto arquitetônico, mas ele serve, de modo geral,
para aprovar o projeto na prefeitura, atendendo suas exigências básicas, que são a quantidade
de banheiros e vagas de estacionamento determinadas pela lei, e a existência de banheiro
acessível para pessoas com necessidades especiais”, esclareceu.


A obra da nova sede da Brasglass foi iniciada em abril de 2016 e está prevista para ficar pronta
em julho deste ano.