banner
Clique aqui e assine edificar

Meu Projeto Imagem: Divulgação

Meu Projeto

Mercado Classe A

Postado em por edificar

Notícias

Localizado em uma esquina do cruzamento da Avenida Rui Carneiro com a Rua Paulo França Marinho, em Miramar, o Mercado Classe A foi projetado pelos arquitetos Eduardo Nóbrega e Marianna Silveira. O layout interno da loja foi desenvolvido pelo arquiteto Carlos Lippo, especialista em varejo.


Por ter fachadas voltadas para as duas ruas, uma das preocupações foi fazer com que o empreendimento fosse visualmente atraente e facilmente identificável pelos clientes que transitem em qualquer uma das vias. Além disso, o projeto de um supermercado exige cuidado redobrado, principalmente por haver o armazenamento de alimentos e a preocupação com as exigências da vigilância sanitária é essencial. “Partimos do princípio que estávamos desenvolvendo uma proposta para um consumidor seleto e que, a cada dia, vem exigindo mais do mercado. Antes de tudo, o supermercado tem que funcionar, possuir boa iluminação e um bom aconchego”, disse o arquiteto Eduardo Nóbrega.


Para garantir a ideia de aconchego, os arquitetos optaram por um ambiente com “cara de natural, trazendo elementos como o tijolo aparente e o cimento queimado, que, mesmo sendo materiais já utilizados, ganharam uma nova roupagem. Isso trouxe o estilo rústico para o ambiente. Para quebrar a rusticidade e deixar o traço do contemporâneo, partimos para a utilização de uma estrutura metálica que teve sua forma de colmeia desenvolvida pelo nosso escritório. O uso do metal perfurado em contraposição ao vidro, fez com que a forma fosse norteadora de todo o processo projetual, tanto externo quanto interno”, comentou Eduardo.


De acordo com o Carlos Lippo, o layout de um supermercado deve levar vários fatores em consideração. O mobiliário precisa ser disposto de modo a otimizar o aproveitamento do espaço, mas é preciso deixar um vão livre de 1,60m a 1,80m entre as estantes para a circulação dos carrinhos.


Também é preciso observar se os aparelhos de ar-condicionado e luminárias não estão interferindo na visualização das mercadorias, que devem ser valorizadas pela iluminação. No Classe A serão utilizadas lâmpadas LED.


O mercado terá os alimentos não perecíveis e hortifrutigranjeiros colocados na parte da frente, enquanto os congelados e resfriados ficam na parte de trás. Um diferencial será a utilização do walk-in cooler, um refrigerador no qual os produtos ficam expostos através de uma porta de vidro, e cujo estoque fica armazenado na parte de trás.