banner
Clique aqui e assine edificar

Meu projeto Imagem: Divulgação

Meu projeto

Toyota Newland

Postado em por edificar

Notícias

Rafaela Carvalho
Arquiteta e sócia da filial de Fortaleza-CE da VC Group - Vasques & Cavinato

Em breve João Pessoa terá uma nova concessionária Toyota. O empreendimento começou a ser construído no terreno, há anos abandonado, localizado na esquina das avenidas Epitácio Pessoa e Juarez Távora, com Maximiano Figueiredo, em frente à Praça da Independência.


Como o cliente é paraibano, mas mora há muito tempo no Ceará, ele pediu que o prédio, por se tratar de um terreno inserido em um dos locais mais privilegiados de João Pessoa, fosse algo que chamasse bastante atenção e que se destacasse no entorno. Assim, nossa preocupação foi respeitar dois parâmetros: o padrão da marca e o padrão das edificações existentes, para que o prédio não destoasse.


A área da edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). Assim, o maior desafio foi inserir um prédio de arquitetura moderna, que é uma concessionária de carros, em uma área tão antiga e com tantas regras para poder ser aprovado no Iphaep.


Somos especializados em arquitetura de concessionárias e fazemos todas as marcas, sendo que a maioria segue um padrão, inclusive a Toyota, porém tivemos que alterar nesse caso. Devido ao terreno estar localizado em uma área de patrimônio histórico, precisamos fazer algumas adequações para que o edifício se encaixasse dentro das normas.


Não foi possível fazer a fachada toda envidraçada, como na maioria das concessionárias, para respeitar o jogo de cheios e vazios que existe no prédio do Colégio Pio X e nos outros prédios do entorno, por isso se teve que fazer um jogo de vidro x cobogó na fachada.


Além disso, a coberta não podia ser metálica, mas, sim de telha colonial, para também continuar com o mesmo padrão dos prédios existentes. Assim, inserindo o cobogó na fachada e telha colonial no telhado, a concessionária já se tornou uma exceção no mundo das concessionárias e fugiu completamente do padrão.


O ambiente tem algumas especificidades. Toda loja de veículos precisa ter o acesso de pedestre, porém, não se pode esquecer que o carro precisa entrar e sair do prédio. A alimentação do showroom com carros novos e a entrega dos veículos aos clientes é feita através de rampas e de portas de três metros de largura. O rebaixamento na calçada também se faz necessário.