banner
Clique aqui e assine edificar

Intervenções urbanas efêmeras Divulgação/Assessoria

Intervenções urbanas efêmeras

Segunda edição do Workshop Internacional DAEE traz para João Pessoa o arquiteto espanhol Javier Peña Ibánez

Postado em por edificar

Notícias

A segunda edição do Workshop Internacional DAEE traz, a João Pessoa, o arquiteto espanhol Javier Peña Ibánez. O profissional irá promover, entre os dias 22 e 27 de fevereiro, um momento de construção coletiva de novos conhecimentos no âmbito dos projetos de caráter temporário. O evento é promovido pela Pós em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (DAEE), do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), com o objetivo de gerar oportunidade para trocas de experiências com profissionais envolvidos na produção de intervenções urbanas fora do Brasil.

arquitetura efemera

Nas férias de janeiro de 2015, Susana Piquer veio de Barcelona e conduziu o primeiro experimento desse formato de curso. O resultado foi a intervenção Zito, executada na Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa. Agora, a segunda montagem do Workshop estará a cargo do arquiteto espanhol, que utilizará da mesma metodologia para desenvolver junto aos participantes um projeto de instalação efêmera em alguma área da cidade. O curso terá uma carga horária de 30h e as inscrições podem ser feitas no site da Pós DAEE.

arquitetura efemera

Além de conduzir o Workshop, Javier abrirá o ano letivo de 2016 da Pós com uma palestra sobre seu trabalho na Espanha e ministrará o módulo “Vitrinismo e Visual Merchandising”, uma das disciplinas do curso. A palestra será aberta ao público e vai ser realizada no dia 18 de fevereiro, a partir das 19h, no auditório William Pinheiro (Bloco F do IESP Faculdades). Já o módulo sobre vitrinismo será exclusivo para os estudantes matriculados na segunda turma da Pós DAEE e acontecerá entre os dias 19 e 20 de fevereiro e 4 e 5 de março.

Sobre o Javier

Natural de Logronho, Espanha, Javier é arquiteto, formado na Universidade Politécnica, Escola Técnica Superior de Madri, ETSAM. A partir de uma visão especializada na difusão e na pesquisa da arquitetura, promove um diálogo que se desenvolve em paralelo com a arte, o design, o urbanismo e a participação cidadã. Atualmente, é professor do módulo “Espaços Efêmeros” no Curso Superior de Design de Interiores no IED, Instituto Europeu de Design, e, paralelamente, desenvolve trabalhos como profissional autônomo.

javier pena ibanez

É vencedor de prêmios internacionais e já participou de diversas feiras, onde teve a oportunidade de apresentar a versatilidade do seu trabalho. Entre os mais destacados, estão Fluxciudad/Cásate, Ciudad Doméstica, Basics, Escena y Concéntrico. Todo o seu trabalho pode ser visto no site do arquiteto.

Da Redação com Assessoria