banner
Clique aqui e assine edificar

INBEC JOÃO PESSOA promove curso de Aperfeiçoamento Profissional, a partir do dia 30 deste mês Assessoria de Imprensa

INBEC JOÃO PESSOA promove curso de Aperfeiçoamento Profissional, a partir do dia 30 deste mês

Objetivo do curso é a gestão de obras utilizando a ferramenta BIM 3D e 4D

Postado em por edificar

Notícias

O tradicional processo de gestão da construção demanda uma compilação e análise de dados volumosos que muitas vezes não consegue alcançar um controle eficaz no acompanhamento da obra. Além dos riscos envolvidos nas dificuldades de monitoramento esse processo é bastante custoso, repetitivo e susceptível a erros, especialmente na gestão de projetos. Atualmente grande parte da detecção de interferência entre as diversas disciplinas de projeto são executadas manualmente por meio de sobreposição de desenhos usando ferramentas tradicionais de CAD 2D para sobrepor camadas.

Nesse contexto, a Tecnologia BIM – Building Information Modeling - vem ganhando notoriedade na indústria da arquitetura, engenharia, construção e operação por apresentar-se como uma alternativa de automatizar e minimizar os erros comumente vistos no canteiro de obras. Trabalhar com BIM significa quebrar todos os paradigmas de um sistema tradicional, fragmentado e passível de muitos erros. Como o debate em torno da produtividade se intensificou nos últimos anos em que o setor da Construção Civil ingressou em um ciclo virtuoso de atividades, o planejamento de obras ganhou um novo foco em busca de soluções estratégicas que alcançasse resultados expressivos. Os conceitos de Lean Construction, sustentabilidade e gestão de projetos culminaram na tríade do próximo século: LEAN - GREEN – BIM. Essa tríade é consenso para garantir a sustentação do ciclo atual e elevar a produtividade, utilizando de maneira mais eficiente os recursos disponíveis.

É na etapa de projeto que as decisões de maior impacto podem ser equacionadas para se materializarem na obra de maneira mais eficaz. Os resultados de produtividade estão de certa forma associadas as decisões de projeto. Na construção de edifícios, como em outras indústrias, a etapa de projeto (design) é fundamental para a qualidade do produto e para o sucesso do empreendimento.  Com o BIM é possível vencer as etapas de concepção de projetos focando em um modelo tridimensional parametrizado, que pode inclusive detectar interferências sem que os projetistas estejam trabalhando no mesmo espaço físico. As ferramentas de detecção de interferências baseadas em BIM possibilitam a detecção automática de maneira seletiva em sistemas especificados, com checagem de conflitos entre sistemas mecânicos e estrutural. Com o BIM é possível aumentar a produtividade, grande entrave do setor.

Para planejar em BIM é fundamental ter visão dos objetivos e de como será o uso e manutenção da edificação. O BIM é definitivamente um novo conceito de gestão, um novo caminho para concepção e consequentemente inaugura uma nova etapa no setor da Construção Civil. Mais informações sobre o curso e o programa completo você pode obter através do email: joãopessoa@inbec.com.br ou pelo whatssap (83)9.9642-1568 ou ainda pode fazer a sua inscrição direto no link abaixo: https://www.inbec.com.br/matricula