banner
Clique aqui e assine edificar

Inaugurado Celeiro Espaço Criativo, com exposição permanente de arte e do artesanato de João Pessoa Alessandro Potter e Naná Garcez

Inaugurado Celeiro Espaço Criativo, com exposição permanente de arte e do artesanato de João Pessoa

Postado em por edificar

Notícias

Foi uma noite prestigiada por cerca de 200 pessoas, entre artesãos, artistas, autoridades e público em geral, a inauguração do Celeiro Espaço Criativo, no ltiplano, ontem, quarta-feira (10). O local que foi construído pela TWS Empreendimentos e funcionou como showroom do Tour Geneve, se tornou vitrine permanente da produção de artesanato, cultura popular, artes plásticas e design na Capital, também terá oficinas e venderá as peças produzidas pelos artesãos, fomentando e estimulando o comércio local. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do programa João Pessoa Artesã (JPA) e dentro da linha de Cidade Criativa, da Unesco.
 
O prefeito Luciano Cartaxo participou do evento e salientou a importância do artesanato e o reconhecimento da Unesco. “Estamos muito felizes porque terminamos o ano com o privilégio de receber o selo de Cidades Criativas da Unesco, onde apenas seis capitais do Brasil fazem parte dessa rede mundial. E, 2018 começa com mais esse espaço valioso, que estará aberto de janeiro a janeiro para que os artesãos possam ter maior visibilidade e comercialização de sua arte”, destacou. O prefeito também destacou o ambiente será visitado tanto pelos moradores de João Pessoa como por turistas.

O empresário Eric Gassmann, da TWS Empreendimentos revelou que estava muito contente com a destinação dada ao espaço ocupado pela empresa durante seis anos. O projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta Betânia Tejo e sempre teve uma galeria de arte, promovendo os artistas paraibanos.

Prefeito Luciano Cartaxo, ladeado por Eric e Simone Gasmann, na inauguração do novo espaço

Para a designer Celene Sitônio, a decisão da prefeitura de destinação desse espaço ´conjulgando arte e artesanato é algo maravilhoso. Ela mesma estava com algumas peças em exposição. Também estava alegre o artista plástico Fred Svendsen, que realçou o fato de ter sido aberto um local para as artes plásticas. Já o artista Diogo Matarazzo, que levou pinturas em acrílico sobre telas estava bastante feliz, porque o Celeiro Criativo representa a valorização dos artistas locais.

Diogo Matarrazzo, artista plástico e estudante de Arquitetura, destacou a valorização do artista local
 
Cidade Criativa – Recentemente João Pessoa passou a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), reconhecimento pela sua relevância como vitrine e como grande porta de saída da produção artesanal de todo o estado da Paraíba.