banner
Clique aqui e assine edificar

Iluminação ideal para quartos preza pelo conforto Foto: Imagem grátis/Pixabay

Iluminação ideal para quartos preza pelo conforto

Empresária da Della’s Iluminação fala do que é mais usado nesse cômodo

Postado em por edificar

Notícias

Por Bárbara Wanderley

Na hora de decorar e ambientar uma residência é imprescindível pensar também na iluminação, e é importante saber que para cada cômodo existe um tipo de iluminação mais adequado. O quarto, por ser um espaço de repouso pede uma luz mais amarelada e aconchegante, uma vez que a luz branca tende a despertar, conforme observou a sócia-proprietária e diretora administrativa da Della’s Iluminação, Patrícia Coelho.

Segundo ela, na iluminação dos quartos é interessante fugir de ter uma peça central no meio do teto, que tende a ofuscar a visão quando se está deitado na cama. “Nos projetos que recebemos, vejo que os arquitetos tentam tirar essa iluminação, colocar para os lados, livrando o meio da cama, ou se for usar uma peça central, trabalhar com luz indireta, uma peça em que a iluminação não agrida, não incomode a visão”.

A empresária explicou que hoje o mercado oferece diversas opções de lâmpadas e luminárias para atender às necessidades e gostos de cada projeto, inclusive nos ambientes onde a falta de espaço é um desafio. “Os quartos hoje estão muito compactos, os criados-mudos estão bem disputados em relação a espaço, então tem a opção de não colocar abajur e usar dois pendentes”, comentou.

Foto: Bárbara Wanderley

Outra opção que economiza espaço e ainda proporciona um diferencial ao ambiente é o uso de fitas de LED no mobiliário, especialmente no painel da cama. “Também se pode usar uma iluminação clean, com fita de LED na parede e teto, tirando a peça central, ou pontos de LED valorizando uma tela”. Há ainda, opções de arandelas que não precisam de ponto elétrico, podendo ser posicionadas no local desejado e conectadas à tomada.

Patrícia destacou que, embora não seja recomendado estudar ou trabalhar no quarto, algumas pessoas têm a necessidade de ter um cantinho, como uma escrivaninha nesse cômodo, de modo que nessa área pode-se usar uma iluminação mais direcionada.

Ela lembrou ainda, que em ambientes contíguos ao quarto, como banheiros e closets, as fitas de LED são muito usadas, para iluminar armário de roupas, áreas de maquiagem e contornar espelhos. “Para a mulher que gosta de se maquiar, a luz do teto não é suficiente, pois gera sombras. O ideal é contornar o espelho com luz”.