banner
Clique aqui e assine edificar

Fachadas de pele de vidro garantem conforto térmico e dão ar moderno Revista Edificar/Fabiana Veloso

Fachadas de pele de vidro garantem conforto térmico e dão ar moderno

Visual tem conquistado espaço em prédios corporativos e hospitais

Postado em por edificar

Notícias

Por Hallita Avelar

Ao andar pelas ruas de João Pessoa já é comum deparar-se com edifícios cada vez mais modernos. Esse ar contemporâneo pode ser atingido, dentre outras formas, através do investimento em pele de vidro nas fachadas, tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos no ramo construtivo da Capital.

As vantagens são muitas, em termos estéticos e práticos, como explica o diretor da Métrica Esquadrias, Fábio Moura.

“Primeiramente, a fachada envidraçada dá um ar de modernidade, de agilidade, mas também traz um conceito ambiental, pois determinados vidros não emitem raios UV para o meio ambiente. Eles ainda promovem conforto térmico e acústico”, resumiu o empresário. Fundada em 2011, a Métrica foca seu trabalho na fabricação e instalação de esquadrias, fachadas em pele de vidro e revestimentos de alumínio.

Segundo Fábio, esse tipo de fachada vem sendo usado, na Paraíba, principalmente em edifícios empresariais e hospitais, apesar de contemplar projetos de toda a cadeia construtiva. Com relação ao conforto térmico apontado pelo empresário, ele conta que isso vai depender muito do vidro escolhido para a fachada.

“Existem vidros de controle solar, aqueles vidros espelhados, que são pensados para que o calor do ambiente externo não passe para a parte interna e isso traz a vantagem de reduzir o consumo de energia com ar condicionado. Dentro do conceito de conforto térmico existem ainda os vidros duplos, mas eles são pouco usados no Brasil”, afirmou, contando também que a opção pela pele de vidro chega a agilizar a obra, uma vez que a fachada pode ser montada enquanto o prédio está sendo construído.

Além disso, o sistema americano de fachada, conhecido como Unit, permite grande agilidade pelo fato de ser possível fabricar 100% da fachada na indústria, estando ela, assim, pronta para ser montada. Isso dá agilidade aos dois processos, de fabricação e montagem. Quanto à limpeza, conservação e manutenção, ele conta que os cuidados devem ser os mesmos de uma fachada convencional.

Um dos trabalhos mais recentes em pele de vidro da Métrica foi no Eco Medical Center, no Miramar.