banner
Clique aqui e assine edificar

Como escolher a luz ideal para cada ambiente? Vértice Comunicação - Cristina Feres

Como escolher a luz ideal para cada ambiente?

O uso correto da luminária vai garantir charme ao ambiente e conforto aos usuários

Postado em por edificar

Notícias

Cada vez mais a iluminação vem assumindo papel de destaque e diferencial na decoração.  Ela tanto pode valorizar como desvalorizar a decoração de um ambiente. Para evitar que a escolha da iluminação errada coloque em risco um projeto, a Lâmpadas Golden orienta como tirar partido do uso correto da luminária para garantir charme ao ambiente e conforto aos usuários.

Lâmpadas

Para ambientes informais de descanso opte pela temperatura de cor amarela (2.700K). Ela cria uma atmosfera mais aconchegante ao ambiente e é ideal para relaxar. Por isso, é recomendável para uso em salas e quartos.

Já a luz branca (6.500K) dá mais visibilidade e é recomendada sempre que precisar do ambiente em alerta. Por esta razão seu uso deve se dar em locais de serviço onde se precisa de mais atenção e foco, como cozinhas, lavanderia e escritórios.

Outro fator a se considerar é a potência (W). Muita gente pensa, equivocadamente, que a potência indica o quanto a lâmpada ilumina. Potência não é sinônimo de luz, mas de consumo. Quanto maior a potência mais gasta a lâmpada. Para saber o quanto uma lâmpada ilumina, verifica na embalagem a quantidade de lumens. Por fim, escolha a lâmpada adequada ao tipo de luminária. Veja as opções a seguir:

Arandelas

São luminárias instaladas em planos verticais como paredes, painéis e cabeceiras que oferecem uma luz de efeito indireto similar ao abajur. Além de dar charme ao ambiente, podem funcionar como luminárias balizadoras em corredores. Sua luz suave é ideal para cabeceira de cama, lavabos e quartos de bebê. Devem ser dispostas a uma altura média de 1,90 do chão.

Fita LED

Este sistema de iluminação linear é muito usado para dar um efeito cênico ao espaço, conferindo charme à decoração e podendo ser aplicado como detalhe em prateleiras, atrás de TVs, no interior de armários ou no contorno de um detalhe arquitetônico. Como as fitas LED não esquentam, podem ser usadas sem medo. O modelo RGB permite ainda a alternância de cor.

Pendente

Luminárias pendentes são sistemas suspensos através de cabos ou fios e focam sobre determinadas superfícies ou áreas. Muito usadas sobre mesas, elas têm a função de focar, mas não podem ofuscar a visão de quem está sentado. Por isso uma lâmpada amarela é uma importante aliada do conforto visual, de preferência com bulbo fosco. Mas atenção à distância: o pendente deve estar a uma distância mínima de 0,80cm do tampo. 

Luminária de Pé

Assim como abajur, a luminária de pé normalmente é utilizada como iluminação complementar no ambiente. Pode ser usada com sistema decorativo e funcional, possuindo versatilidade para acompanhar as mudanças do lay out. Sua luz suave contribui para a criação de um clima intimista e aconchegante, onde a cúpula ajuda a criar um efeito estético e filtrar a luz.

Trilho spot

Sistema versátil que permite a focalização conforme a mudança do lay out. Mesmo em um ambiente com um ponto só é possível ter uma iluminação ajustável que cria efeitos visuais. O trilho spot consegue criar focos direcionados diversificados, evidenciando pontos do ambiente que queira valorizar. Se o teto for branco, é possível direcionar todos os spots para o teto, criando um efeito luminoso indireto.

Luminárias de embutir ou sobrepor (Plafon)

São luminárias instaladas rente ao forro ou laje, com distribuição difusa. São usadas para iluminação geral e podem ser aplicadas em todos os ambientes, desde que respeitadas regras de atividade relacionada à temperatura de cor da lâmpada. As de embutir são instaladas em forro, já as de sobrepor podem ser usadas em qualquer tipo de teto, produzindo uma iluminação em geral indireta que pode ser usada em conjunto com outros tipos de luminária para dar mais charme ao espaço.

Lustre

Assim como as luminárias pendentes, o lustre é uma peça decorativa. Por isso, esteja atento à quantidade de bocais pois, quanto mais lâmpadas maior é o consumo. Se as lâmpadas ficam expostas, escolha modelos que tenham um apelo estético. Formato e o filamento exposto estão em voga.

Abajur

Pode ser usado com sistema decorativo e funcional, possuindo uma versatilidade que permite acompanhar as mudanças do lay out. Normalmente é usado como iluminação complementar. Sua luz suave contribui para a criação de um clima intimista e aconchegante, onde  a cúpula contribui para criar efeito estético e filtrar a luz.

Sobre a Lâmpadas Golden -A Lâmpadas Golden é uma empresa que atua no mercado de iluminação desde 1990. Pioneira na preocupação com a eficiência energética, a Golden foi uma das primeiras empresas brasileiras a apostar na lâmpada eletrônica, colocando-se como uma das marcas líderes de mercado. Sua linha LED, com produtos que substituem as tecnologias antigas, destaca-se pela elevada eficiência e está entre as mais competitivas no varejo. Já a linha LED para especificadores atende o mercado privado especializado, além de produtos para Iluminação Pública, túneis, praças, refletores e projetores. Seu portfólio de produtos inclui também lâmpadas de halogênio, tubulares, de descarga (metálica, mista e sódio), além de acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas.

Suas linhas atendem as normas técnicas nacionais e têm como compromisso oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliam durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia, preservando os recursos naturais do planeta.

Seus produtos são desenvolvidos dentro dos mais elevados padrões de qualidade, em laboratórios brasileiros, e confeccionados em unidades fabris por parceiros certificados na Ásia. O processo de produção é guiado pelo Sistema de Garantia da Qualidade ISO 9001.

A empresa é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.