banner
Clique aqui e assine edificar

Casa da Pólvora recebe acervo fotográfico do artista Walfredo Rodrigues Secom -JP

Casa da Pólvora recebe acervo fotográfico do artista Walfredo Rodrigues

As imagens são fotos de 1910 e 1920, da capital paraibana

Postado em por edificar

Notícias

O acervo fotográfico do artista Walfredo Rodrigues está aberto à visitação no Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital. O acervo é formado por um conjunto de obras que fazem parte do patrimônio cultural de João Pessoa. A iniciativa tem como objetivo a formação de novos públicos fazendo uma importante ligação cultural que revela a memória cultural da capital paraibana e do seu povo.  A exposição estará aberta ao público até o final do mês de dezembro.

A exposição faz um passeio pela história paraibana contando a formação urbana do Estado. O acervo conta com 20 fotografias datadas dos anos 1910 e 1920, no século passado. Walfredo Rodrigues ao longo de sua vida produziu, além de fotografias, filmes como o conhecido documentário Sob o Céu Nordestino (1928). Em sua trajetória foi diretor do Teatro Santa Rosa e escreveu livros importantes para a cultura regional como Roteiro Sentimental de uma Cidade e História do Teatro na Paraíba.

O coordenador do Centro Cultural Casa da Pólvora, Chico Noronha, explica que a exposição tem o objetivo de atrair novas gerações para conhecer o trabalho de Walfredo Rodrigues. “Há um importante acervo que data dos anos 1910 e 1920, mas há, ainda, fotografias mais antigas e algo  dos anos 1940. As pessoas podem ter um painel de como a cidade era antigamente e como cresceu. É importante que a nova geração conheça esse trabalho e se aproxime da arte de Walfredo. Ficamos com essa exposição até dezembro, quando as escolas entram de férias e voltamos no mês de abril”, disse.

Serviço - O acesso à exposição é gratuito no horário das 8h às 18h. Os interessados podem ir até a exposição durante todos os dias, na sede do Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, que está situado a Ladeira São Francisco, S/N no Centro de João Pessoa. A escolha das fotografias é de responsabilidade do arquiteto Joálisson Cunha, que também é o curador da exposição.