banner
Clique aqui e assine edificar

Alphaville ajudou a transformar Barueri na melhor cidade para os negócios Divulgação/Assessoria

Alphaville ajudou a transformar Barueri na melhor cidade para os negócios

Recente estudo destaca a importância dos empreendimentos da marca para o desenvolvimento da cidade

Postado em por edificar

Notícias

A cidade de Barueri, na Grande São Paulo, é a melhor do Brasil para fazer negócios. É o que mostra uma recente pesquisa da consultoria Urban Systems, encomendada e publicada pela Revista Exame. De acordo com a consultoria, a cidade paulista atingiu este posto devido à sua localização estratégica e, sobretudo, pela formação do bairro de Alphaville, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da região. A partir deste exemplo, o modelo de ocupação da Alphaville Urbanismo se expandiu para outras 47 cidades do país impulsionando o desenvolvimento de vetores de expansão em vários centros urbanos.

Há pouco mais de 40 anos, quando Alphaville iniciou sua formação, Barueri era conhecida como uma cidade-dormitório para pessoas que trabalhavam na capital. Foi quando os engenheiros Yojiro Takaoka e Renato Albuquerque montaram um projeto para atrair indústrias e empresas não poluentes à região. A primeira companhia a desembarcar por ali foi a fabricante de computadores HP.  Com a demanda por moradia por parte dos executivos dessas empresas, surgiram os primeiros residenciais de alto-padrão e um novo conceito de qualidade de vida, baseado no modelo norte-americano de moradias.

Segundo a diretora de Produto e Marketing da Alphaville Urbanismo, Katia Oliveira, o que ocorreu em Barueri e hoje acontece nas cidades onde a marca está presente se deve a um fator primordial: o planejamento urbano. “Áreas urbanas planejadas estimulam o desenvolvimento socioeconômico sustentável, pois já nascem com soluções de mobilidade urbana e oferecem uma qualidade de vida que se contrapõe ao crescimento desordenado dos centros urbanos”.

O resultado hoje é uma extensa área com mais de 70 mil moradores, que conta com escolas, shoppings centers, edifícios comerciais, empresariais e de serviços, onde, segundo destaque da própria Urban Systems, pode se encontrar sistemas produtivos sustentáveis. “A Alphaville Urbanismo desenvolveu uma região vazia e a transformou em referência em qualidade de implantação. Esse sucesso ocorreu porque havia regras claras de ocupação, novidade para a época”, diz Katia

O êxito da Alphaville Urbanismo se deve também aos seus pilares. Todos os empreendimentos da marca contam com os mesmos atributos base. Entre eles, estão a qualidade construtiva e o contato com a natureza. Ao mesmo tempo, a empresa busca garantir que os moradores tenham conveniência, com áreas comerciais perto de casa, e segurança para os residenciais. A junção destes fatores torna os residenciais atrativos para quem busca uma nova qualidade de vida.

O exemplo se tornou tão bem sucedido que os empreendimentos da marca se espalharam por todo o Brasil, se instalando em vetores de crescimento de diversas cidades, ajudando a desenvolver a região em volta. Hoje, a empresa está presente nas cinco regiões em que se divide o mapa brasileiro, em 22 estados mais o Distrito Federal.

"A empresa percebeu que, conforme ia lançando as várias fases de um empreendimento, a região ao redor se desenvolvia bastante. Criava-se um novo endereço na cidade. Isso fazia com que outros empreendedores aproveitassem a situação e lançassem seus empreendimentos perto de Alphaville com um preço mais valorizado”, destaca Katia.

Um fator que ajuda a explicar este fenômeno é a escolha minuciosa pela empresa do local onde o empreendimento vai ser construído. Esse cuidado é para chegar em regiões com alto potencial para se desenvolver. Desta maneira, quando um empreendimento Alphaville se instala num lugar, surge mais uma demanda por comércio e serviços em volta. Outro detalhe importante é a facilidade a grandes vias de acesso. Por isso, há um departamento da empresa focado em encontrar novas áreas em diversas cidades pelo Brasil.

"Buscamos replicar o que ocorreu em Barueri respeitando as características de cada cidade em que estamos presentes. É muito bom ver que nosso trabalho está rendendo bons resultados e estimulando a economia de diversos municípios”, diz Katia.

Sobre a Alphaville Urbanismo

Com 40 anos de atuação, a Alphaville leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade. A Alphaville possui 108 empreendimentos já lançados em 21 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 74 milhões de metros quadrados urbanizados.

Fonte: Assessoria