banner
Clique aqui e assine edificar

Acquazero busca franqueados para atuarem no modelo Satélite no Nordeste Foto: Fatos&Ideias Comunicação

Acquazero busca franqueados para atuarem no modelo Satélite no Nordeste

Preocupados com o desperdício de água, modelo de negócio proposto pela rede é ideal para quem busca empreender em segmento em alta e com boa lucratividade

Postado em por edificar

Notícias

Região conhecida pelas belas praias brasileiras, o Nordeste tem se revelado um lugar ideal para se morar, não só pela paisagem, mas pelas oportunidades profissionais que a região oferece. A região que abrange desde o estado da Bahia até o Maranhão teve grande desempenho econômico, já que entre 2002 e 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu no Nordeste em média 3,5% ao ano. Destaque para o Piauí que avançou 4,8% ao ano, segundo estudo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

No franchising não tem sido diferente. No segundo trimestre deste ano, o Nordeste alcançou a terceira posição com 13,6% no faturamento por região, tendo a Bahia com maior representatividade no faturamento por estado, 3,1%. Quando o assunto é região, o Nordeste representa 15,3% no número de unidades distribuídas por região.

Com o local aquecido e com negócios promissores, tem despertado a atenção de donos de franquias para expansão dos negócios. É o caso da Acquazero, rede especializada em lavagem ecológica automotiva que procura avançar pela região através do modelo Satélite, na qual o franqueado será responsável pela captação de novos investidores e consultoria in-loco, divididos por região de atuação.

A rede tem como grande diferencial o uso de apenas 300ml de água, de forma ecológica, oferecendo mais de 15 serviços seguindo esse conceito e uso de produtos biodegradáveis. Preocupados cada vez mais com a escassez de água em várias regiões do Brasil, o negócio tem sido muito vantajoso para quem busca empreender.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa deveria gastar 110 litros de água por dia, no entanto, apenas 15 minutos de uso da mangueira para limpeza da calçada, por exemplo, o desperdício é de cerca de 300 litros de água.

Recente Diagnóstico de Serviços de Água e Esgoto apontou que o Maranhão é o estado do Nordeste com maior consumo per capita de água. Cada habitante gasta em média 136,5 litros por habitantes, seguido dos estados do Piauí (125,7 l/hab) e Ceará (125 l/hab). “A crise hídrica é uma realidade no Brasil e fora dele. Já passamos por grandes problemas de racionamento de água, atingimos números alarmantes, e por isso as pessoas já começam a entender que poupar é uma necessidade real. Porém, o hábito está mudado pouco a pouco e o motivo, acredito, que é a nova geração que tem influenciado a redução do desperdício da água”, afirma Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.

O empresário pontua que o processo da lavagem de carro faz parte de uma cultura em que o brasileiro se acostumou a desperdiçar milhares de litros de água. Como se fosse uma prática normal e sem consequências. O surgimento da Acquazero no mercado veio inclusive com o objetivo de educar e mudar o comportamento desse consumidor.

 

Modelo de negócio

O modelo Satélite, conhecido também como másterfranqueado, possui investimento inicial de R$198.600 (incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação), com faturamento bruto (médio) mensal de R$70 mil, e prazo de retorno do investimento estipulado entre 12 a 24 meses.

Esse formato de franquia é responsável pelo abastecimento das operações em produtos para a prestação dos serviços das unidades, consultoria in-loco aos franqueados mensalmente e desenvolvimento de área. O abastecimento das unidades é realizado com a criação de um centro de distribuição dos produtos, no qual irá receber da distribuidora ou fornecedores homologados. O local de instalação deverá ter uma média de 40m², com atuação de pelo menos um funcionário, tendo capacidade de estocagem seca.

Mol ressalta que aqueles que optarem atuar através desse modelo de negócio será responsável a comercialização de insumos aos franqueados de sua região, bem como o faturamento e logística de entrega. Se tornar franqueado Satélite é algo muito vantajoso, pois além de possuir ganhos na comercialização de novas unidades de sua região, sendo de 30% da taxa de franquia, possibilita ainda ganhos de mais 30% dos royalties pagos mensalmente pelas unidades franqueadas.

“O franqueado Satélite é um operador logístico, onde ganha na sua região de atuação o equivalente a 10% sobre o volume de vendas gerado em sua área”, acrescenta.

A Acquazero busca franqueados Satélites no Nordeste distribuídos por regiões: Estado do Ceará (Região 1); Maranhão e Piauí (Região 2);  Estado do Rio Grande do Norte e Paraíba (Região 3); Pernambuco (Região 4); Alagoas e Sergipe (Região 5), e três regiões na Bahia (Metropolitana de Salvador e Noroeste baiano; Centro Sul baiano e sul; Centro Norte baiano, Vale São Franciscano da Bahia e extremo oeste baiano).

Mol reforça que para torna-se franqueado Satélite é necessário ter ao menos uma operação franqueada na modalidade Prime, onde apenas um franqueado Satélite poderá atuar por essas regiões. “A Acquazero se preocupa em oferecer suporte de ponta aos seus franqueados com treinamento online pela Academia de Estudos e, ainda, ensino presencial em Belo Horizonte (MG) com duração média de cinco dias”, afirma Mol.

Superando expectativas

Criada recentemente pela marca, a modalidade Satélite já conta com um franqueado atuando através desse modelo de negócio em Jundiaí (SP).

O diretor executivo reforça que a expectativa de retorno do investimento desta unidade está superando e muito o planejamento. “Para o primeiro mês de operação estávamos prevendo algo em torno de R$8 mil em pagamentos, no entanto, esse número foi muito maior, R$26 mil, ou seja, um aumento de 220%”, conclui.

Atualmente a Acquazero conta com mais de 240 unidades ativas atuando também através dos modelos Home Office, Prime e Standard com investimento a partir de R$10 mil. A rede projeta alcançar 500 unidades até 2019, sendo 100 somente no Nordeste. 

Sobre a Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero surgiu no mercado com a proposta de limpeza automotiva ecológica com o uso mínimo de água (300 ml). A partir dai, a marca criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito e se tornou referência no mercado sustentável automotivo. Com a imersão no franchising (em 2010), hoje a rede conta com aproximadamente 240 unidades e oferece quatro tipos de modalidades - com investimento a partir de R$10 mil. Em 2018 a Acquazero foi adquirida pelo grupo Encontre Sua Franquia, e desde então, vem sendo dirigida pelo empresário Henrique Mol.