O clássico Palmeiras x Corinthians é capaz de atrair a atenção de qualquer um que se interessa por futebol. O Derby sempre ocupou um lugar especial na mídia esportiva: Notícias, reportagens exclusivas, análises, contexto histórico e muito mais.
Leia agora três curiosidades que você talvez não saiba sobre o maior clássico de São Paulo:
1- O jogo que mais recebeu público no Palmeiras x Corinthians
O Derby Paulista sempre foi conhecido por reunir o máximo de apaixonados ao redor do Brasil. Não é à toa que Palmeiras e Corinthians estão presentes na lista de maiores torcidas do país.
O histórico clássico que mais recebeu público foi a final Campeonato Paulista de 1974. A partida aconteceu no Morumbi. Com mais de 120 mil torcedores, o Palmeiras de Luis Pereira e Ademir da Guia venceu o Corinthians por 1 a 0. O Verdão se sagrou campeão estadual.
2- O dia da paixão palmeirense
Por que e como existe o dia da paixão palmeirense? É claro que essa história tem a ver com o Derby Paulista.
O ano era 1993 e o Palmeiras não conquistava um título há 16 anos, enquanto o Corinthians conquistou cinco edições do Campeonato Paulista e foi campeão brasileiro em 1990. O jejum palmeirense se encerrou em grande estilo.
No dia 12 de junho de 1993, o Palmeiras goleou o Corinthians pelo placar de 4 a 0. Os gols foram de Evair (2), Zinho e Edilson.
Por ter sido o dia que acabou o jejum alviverde, 12 de junho carrega um grande significado para a história do Palmeiras. A data é celebrada como “o dia da paixão palmeirense”.
3- Personagens marcantes do século XXI
Goleadores, aqueles que chegam para decidir a ‘parada’. Descubra abaixo quem são os jogadores que mais tiveram o prazer de marcar no clássico Palmeiras x Corinthians neste século.
Luiz Adriano. Às vezes criticado, o atacante gostava de deixar sua marca no Derby Paulista. Atuando pelo clube em três temporadas seguidas, Luiz Adriano balançou a rede cinco vezes no clássico. Mesmo número de Raphael Veiga, meia que usa a camisa 23, mas joga como um 10.
Do lado do Corinthians, o atacante Gil engatou fama de ‘carrasco’ do Palmeiras. Entre 2000 e 2005, foram cinco gols em cima do Porco.
O ‘iluminado’ Romarinho. Revelado no Rio Branco-SP, o atacante viveu tempos de glória no Corinthians em 2012, 2013 e 2014. Grande estrela do Coringão, ele ‘puniu’ o Palmeiras cinco vezes. Entrou para a história do clube alvinegro.