banner
Clique aqui e assine edificar

MUNDO DOS NEGÓCIOS

Risco e descoberta

Postado em por J. Carvalho Neto

“Risco e Descoberta”, é assim, nesta dupla de palavras que passei parte de minha vida. Nesta coluna vou tentar lhes mostrar como isso é uma receita de vida que se usa nos negócios, em doses controladas, com ótimos resultados.

Desde cedo desenvolvi o gosto por descobertas, sou irrequieto e meio inconformado, afeito às novas descobertas, e a ratificar as velhas descobertas; sim, a vida é uma redescoberta permanente, por isso há novas e velhas.

Para quem ainda não sabe, fiz de meu hobby um ofício. Em 2000 fundei uma empresa de eventos em fora de estrada com automóveis, a Xplorar, e me especializei neste tema de maneira tal, que quase sempre, quando estou de férias, faço trilhas por diversão ou por obrigação. Diga-se de passagem, que uma trilha nunca é uma obrigação como vocês estão pensando. Eu me divirto a cada obstáculo e a cada quilômetro percorrido. É uma espécie de mundo paralelo em que visto um manto de aventureiro por cima do personagem real que eu sou, e vou por aí a fora, fazendo novas rotas e encontrando novos caminhos; é uma descoberta.

Hoje em dia, é pura diversão, domino técnicas de condução de 4x4, conheço profundamente navegação em GPS profissional, aprendi a ler mapas em detalhes, estudar a previsão do tempo, a tábua das marés, saber de costumes, cultura e horários específicos, dos destinos que vou explorar. Faço tudo isso com tanta naturalidade que não me vejo fazendo outra coisa na vida.

Mas, no início, que decidi empreender neste negócio de aventuras, não era fácil, tudo era um universo a ser desvendado, e o risco estava latente em cada aventura. Não é que o risco deixou de existir atualmente, é que hoje já posso controlar e medir com mais segurança os riscos envolvidos a cada novo projeto de aventura, pois domino muitas ferramentas mensuráveis deste negócio, e minimizo os riscos com muita segurança.

É exatamente aqui que queria chegar: não há empreendimentos sem riscos! E, não há novas investiduras que não te tragam novas conquistas e descobertas. Sou partidário do bom, do belo, do justo e do certo, não sou santo nem me proponho a ser, mas, não escolho caminhos tortuosos para a construção da minha estrada, e isso já é um grande começo.

O empreendedor moderno tem à sua disposição um arsenal enorme de ferramentas, sistemas, pessoas e métodos que lhe possibilitam minimizar os riscos, alcançando resultados tais, que a chance de sucesso é enorme. O passo a passo já é conhecido de todos, somar planejamento, recursos adequados, pessoas preparadas e comprometidas é uma receita vencedora, mas não é inédita.

O ineditismo do meu way-of-life é colocar sempre uma pitada de descoberta no caminho. Assim como em uma pesquisa de novas trilhas para um destino conhecido, acrescer um produto inédito, um nicho de mercado, ou ampliar o público alvo de seu planejamento inicial, são exemplos destes tipos de novos riscos que podem lhe trazer gratas surpresas, descobertas, ou aquela redescoberta que não estava nos planos.

Outro ponto muito importante, fundamental mesmo, é o nível de preparo das pessoas envolvidas no novo projeto. Minha receita é simples, partindo que o engajamento é obrigatório e engajamento não pode ser parcial, ou você está ou não está, tipo 100 ou ZERO. O time tem que conhecer tudo sobre o projeto, quais as variáveis que podem ser controladas, quais as que não podem ser controladas, algo como estudar os mapas, mas também acompanhar a previsão do tempo. Um time comprometido alcança bons resultados, um time comprometido com conhecimento múltiplo faz estes resultados serem ótimos, e é isso que se busca hoje em dia, afinal precisamos sair do lugar comum.

Quase tudo aqui é sabido, mas o segredo são os detalhes, e posso novamente afirmar, detalhes fazem a diferença é o que se escuta, eu acrescento, detalhes vão levar seu empreendimento a um outro nível, e isso sim faz toda a diferença. Não tenha medo de detalhar o máximo seu projeto, detalhes as ações, as decisões, as metas e os gols. Compartilhe com a sua equipe todos os detalhes que podem ser compartilhados, mas não se esqueça, quem não arisca o suficiente para alcançar o lugar mais desejado do sucesso, não pode nunca esperar estar neste lugar.

Até a próxima.