Clique aqui e assine edificar

Em Solânea, empreendedorismo com gastronomia gera renda

Em Solânea, empreendedorismo com gastronomia gera renda

Famílias fazem crescer negócios na área de alimentação, com qualidade diferenciada

Postado em por edificar

Notícias

Por Naná Garcez

Nesta terça-feira, o município de Solânea vai comemorar os 60 anos de autonomia administrativa. Como parte destas celebrações, no sábado, apresentações de grupos de danças regionais, o Programa Sons e Sabores (promovido pelo Sebrae-PB) e uma feira de artesanato abriram as comemorações da data de emancipação do município do Brejo Paraibano, que tem cerca de 35 mil habitantes e está a cerca de 140 km da capital paraibana.

É no setor de gastronomia que o município se integrou ao programa do Sebrae-PB, que estimula o desenvolvimento do turismo na região que tem despontado como bastante atraente e de muita potencialidade, em função da beleza da natureza, do clima agradável e da riqueza cultural, além da diversidade de produtos que podem fazer do turismo uma opção de desenvolvimento econômico.

Foi na gastronomia que muitas pessoas decidiram empreender e a partir da daí gerar renda e ocupação para a família. Neste programa – Sons e Sabores – receitas diferenciadas foram desenvolvidas e apresentadas para o público. Em O Pastelão, os empresários Edivânio Bidô e Leila desenvolveram um pastel recheado com frango desfiado, bacon e banana, com ampla aceitação. Há 12 anos, eles começaram o negócio de modo bem pequeno e foram crescendo gradualmente. Agora, o ponto é próprio e o espaço bem mais amplo.

Na Panificadora da Quadra, do empresário Marcos Cordeiro, a atração é o bolo de macaxeira ralada com coco e com calda, numa versão aperfeiçoada da receita tradicional. Ele foi estudar no Agropecuária no campus da UFPB, em 1985, onde começou na panificação, ao estagiar na padaria do campus. Depois foi gerenciar a panificadora da cidade e, posteriormente, se tornou proprietário. Ali, vários produtos típicos podem ser adquiridos.

Na pizzaria Água na Boca, o prato de destaque foi a Pizza Saborosa, com queijo do reino, salaminho, camarão e tomates. O empreendimento de dona Josinete Araújo foi iniciado em parceria com o irmão, na varanda da casa dela, que, na época, fazia e vendia salgados em colégios. Depois o negócio evoluiu e hoje cada um tem sua própria pizzaria.

Um dos ambientes mais interessantes é o Restaurante de Dona Maria, pertencente a Verônica, próximo ao Santuário do Padre Ibiapina, cujo prato de destaque é a galinha de capoeira com arroz. Com decoração regionalizada com produtos artesanais, o local oferece ainda carne de sol e outros pratos típicos do Nordeste. Já o Espetinho do Jeca apresentou o camarão de sítio, um prato feito com molho de manga bastante sofisticado.

Sons e Sabores – Para o prefeito Beto Brasil, a inclusão de Solânea no programa do Sebrae-PB é bastante positiva. Ele observa que a cidade tem a sua economia muito movimentada pelo comércio e quer mais opções para crescer, procurando no turismo uma alternativa. Com a preocupação de divulgar mais as riquezas da cidade, em especial, do Santuário do Padre Ibiapina, que pode atrair mais visitantes para o turismo religioso, o prefeito também mostrou-se preocupado em valorizar a cultura local, criando a Diretoria de Cultura e revitalizando o Cine Teatro, que tem atividades culturais gratuitas periodicamente.